quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TABIRA TERÁ NOVO SELO


O primeiro selo foi criado nos 60 anos de emancipação do município em 2009, agora com essa homenagem que o SEBRAE prestou a Tabira por ter sido a 100ª Cidade com a Lei Geral foi criado um novo selo para o Município, em parceria com os Correios.
Quinta Cultural



A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, promove mais um projeto Quinta Cultural neste dia 1º de setembro, às 20h, no Cine Teatro São José.

Esta 29ª edição traz como tema “O Circo”. Na programação, apresentações de palhaços, malabaristas e contorcionistas com artistas do Real Circo, do Estado do Ceará, além da Companhia Artística Pajeú de Dança do município. O acesso ao evento é gratuito. O secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes, Wagneer Nascimento, espera que o Projeto seja mais sucesso com o tema.
Balaio Cultural

A AJUPTA participará do próximo Balaio Cultural que acontecerá em Tuparetama na próximo sexta-feira dia 02/09 a partir das 20:00. Vai ser uma noite diversificada com declamadores, apresentação do Grupo de Teatro Cabreiros do Sertão de Tabira, a dupla de cantadores Zé Viola e Zecarlos do Pajeú, o Samba de Coco Malhada de Arcoverde, Galego do Pajeú, Eloi e Lucivaldo, e a presença de Genailson do arcodeon.


O Balaio Cultural, que acontece na primeira sexta-feira de cada mês, é um evento gratuito e democrático, com o intercâmbio e a apresentação das diversas manifestações artísticas da região no Espaço de Eventos da Academia das Cidades em Tuparetama. Tendo como articulador principal o artista Fernando Marques, a mobilização e o envolvimento do Coletivo de Artistas de Tuparetama e o apoio da Casa da Cultura, este é um evento que cresce a cada edição. Vale a pena conferir.
Dalinha Catunda, Poetiza Cearense.


SOU FILHA DO REI

Nasci na terra da luz
Pegando sol na moleira
Tomando banho de açude
Pulando da ribanceira
Brincando de tibungar
Nos rios do meu lugar
Na meninice brejeira.

Em noite de lua cheia,
Sob o luar do sertão
Serenatas escutei
Nos acordes da paixão
Presente de namorados,
Poéticos, apaixonados,
Escravos do coração.

Feliz eu era e sabia
Nas terras de Alencar
No leque da carnaúba
Ouvia o vento cantar
Assobiando bonito
No entre palmas um agito
Formando um grácil bailar.

Nasce detrás de um serrote,
O rei sol na minha terra,
Mas na boquinha da noite
Quanta beleza ele encerra
Com a sua vermelhidão
Tinge de rubro o sertão
E se esconde atrás da serra.

No sertão do Ceará
Eu nasci e me criei.
Já andei por muitos reinos
Mas lá sou filha do rei!
No condado de Ipueiras
Depois de romper barreiras
Meu palacete montei.

(Dalinha Catunda)

Para ler mais poemas desta poetiza visite o blog: cantinhodadalinha.blogspot.com