sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vem aí a Festa de 1º Aniversário da AJUPTA



Será neste dia 24 de maio, na abertura da festa de emancipação política de Tabira, a festa de 1º aniversário da AJUPTA. Teremos a participação de vários poetas declamadores, da banda Suprema Corte e do trio "As severinas" . Todos estão convidados.

Reunião

A AJUPTA avisa aos seus integrantes que neste domingo, dia 20/05 às 14h, haverá reunião na Escola Arnaldo Alves. Na ocasião serão discutidos assuntos referentes a festa de comemoração do primeiro aniversário desta associação e da participação da mesma na programação do Mês Mariano. 
Belas Tardes de Viola

Poetas Tabirenses vão participar da CLISERTÃO em Petrolina



O 1º Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão (Clisertão) será realizado de 14 a 20 de maio, em Petrolina, e pretende discutir a literatura como marca identitária de um povo, além de refletir sobre ações e políticas para o setor. Palestras, conferências, apresentações de trabalhos acadêmicos nos formatos de poster ou comunicação oral, minicursos e shows integram a programação.

O projeto é realizado através da parceria entre o Governo do Estado (Fundarpe, Secretarias de Cultura e Ciência e Tecnologia) e a Universidade de Pernambuco. As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 15 de abril e podem ser realizadas no site oficial do Clisertão: clisertao.com.

No CLISERTÃO, Dedé Monteiro conduz a “Mesa de Glosas com poetas do Pajeú”. Com os poetas Alexandre Morais, Caio Menezes, Clécio Rimas, Dudu Morais, Genildo Santana, George Alves, Gonga Monteiro e Zé Adalberto, no dia 18/05, a partir das 18h.

A mesa de Glosas, tão importante instrumento de alicerce da identidade cultural da literatura pajeuzeira, criada pela APPTA nas edições da Missa do Poeta na Cidade de Tabira, afina o tom da poesia nos festivais de literatura em Pernambuco, dando a oportunidade dos poetas tabirenses, de levar a nossa poesia além das fronteiras do Pajeú.

Já encantou pessoas no Festival Pernambuco Nação Cultural, da Mata Norte, e agora vai até o CLISERTÃO que é o Congresso Internacional de Literatura, como forma de propagar a cultura de Pernambuco através de uma política traçada pelo Secretário de Cultura do Estado, Fenando Duarte. Com informações do Assessor do Sertão, Tote Marques.
Congresso de Repentistas em Itapetim


No próximo sábado (19), a Prefeitura de Itapetim (PE), promoverá o encontro de onze duplas de cantadores, na Praça Rogaciano Leite. Os poetas participarão de mais um Congresso de Repentistas do município, que terá o poeta Zé Adalberto como apresentador.
A dupla Arnaldo Pessoa e Denilson Nunes fará a abertura do evento. Oito duplas concorrerão aos prêmios da disputa. Outras duas duplas ainda se apresentarão no congresso, após o desafio entre os poetas concorrentes.
O evento é promovido todos os anos pelo governo municipal, através da Diretoria de Cultura. Este ano, Pereira e Sofia, dois amantes da poesia, participam da organização do congresso.

João Badalo leva o poeta João Furiba de volta à Serra Talhada


João Badalo não perdeu a oportunidade de sair na foto ao lado do imortal João Furiba, poeta de primeira qualidade e dos tempos de Pinto do Monteiro. Quem imortalizou o momento foi Zelito Nunes, após encerramento da Expoidea, realizada durante o fim de semana passado em Recife-PE. João Furiba (na cadeira de rodas) estava esperando o seu ônibus retornar para Serra Talhada-PE, onde fixa residência.