sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Encontro de Poetas em Serra Talhada

Poetas de todo o Sertão do Pajeú se encontram no próximo sábado (26) na cidade de Serra Talhada. Promovido pela Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada em parceria com a Fundação Cabras de Lampião, o ‘Conversa de Escritores do Pajeú para o Mundo’ tem como objetivo colocar em discussão a literatura do Sertão do Pajeú em seu contexto local, nacional e internacional. O evento vai ser realizado ao longo de todo o sábado com exposição de idéias do dramaturgo Adriano Macena e do escritor Wellington de Melo.


De acordo com a Fundação Casa da Cultura, à noite haverá Feira de Artesanato na Concha Acústica – O Marco Zero do município. No local acontecerá o lançamento dos livros ‘Poesia de uma Camareira’ de Cida Flosi; ‘Nas Rédeas da Poesia’, escrito por Dudu Moraes, ‘Cara e Coroa’, de Lima Junior e ‘O Peso do Medo – 30 poemas em fúria’ do escritor Wellington de Melo. Antes do encerramento do encontro vai ser realizada uma declamatória de poesias com os poetas Paulo Moura, Dedé Monteiro, Antonio Moraes, Neide Nascimento, Felipe Júnior, entre outros. Apresentação musical com um cantor local finaliza o evento.
Homenagem a Lampião



A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, uma das maias importantes do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro, vai falar sobre a literatura de cordel em 2012. O enredo tem o título "Cordel Branco e Encarnado" e será desenvolvido pelo carnavalesco da escola, Renato Lage. Na letra da música, que o blog antecipa em primeira mão, há citação ao nome de Lampião, figura histórica da cultura serra-talhadense. A figura de Lampião receberá destaque no desfile da escola.

I Encotro de Bacamarteiros de Tabira


Nesta tarde de domingo na Terra das Tradições aconteceu mais um grande evento cultural, no engenho de Albino Pereira os bacamarteiros e os poetas poderam mostrar um pouco do trabalho que fazem com o maior orgulho, participaram abrilhantando os poetas Zé de Mariano, Dedé Monteiro, Gonga Monteiro, Paulo Monteiro, Dudu Morais, Genildo Santana, James Amaral, Zé Carlos do Pajeú, Eniel e muitas outras personagens da cultura tabirense, que mostraram um pouco do que são capazes, o encerramento foi com o artista Edierk de Afogados da Ingazeira que sempre prestigia as coisas da nossa terra, e finalizando com uma deliciosa sopa.


O grande pensador e organizador foi o artista tabirense Paulo Matricó que mostra cada vez mais a sua preocupação em elevar o nome da cultura tabirense.

E o poeta Albino Pereira disse asssim:


A RIÚNA E O BACAMARTE
SÃO COISAS DA NOSSA TERRA.
JÁ FORAM ARENAS DE GUERRA,
MAS HOJE É CULTURA E ARTE
SEMPRE ESTÃO EM TODA PARTE
NAS NOVENAS DO SERTÃO.
SEU TIRO É COMO UM TROVÃO,
PARECENDO RELAMPEJOS
ABRILHANTANDO OS FESTEJOS
DAS NOITES DE SÃO JOÃO.